top of page

Anais de Eventos

CUNHA, C. P.. A CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE SÃO GONÇALO – RJ. In: XVII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2022, Curitba. Anais do XVII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Curitiba: UFPR, 2022. v. 1.

ROZADO, A. J. L. ; DANTAS, A. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Problemas socioambientais urbanos nas praias de São Gonçalo nos conteúdos costeiros para a Geografia. In: V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO e V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA VFBSA/ VCPGFEG, 2022, Fortaleza. V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO e V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA VFBSA/ VCPGFEG. Fortaleza: Observatório do Semiárido, 2022. p. 340-350.

 

SILVA JUNIOR, M. A. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Os impactos da violência urbana no cotidiano das escolas públicas de São Gonçalo-RJ. In: XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos, 2022, São Paulo. XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos: Brasil -Periferia A Geografia para resistir e a AGB para construir. São Paulo: Associação de Geógrafos Brasileiros, 2022. v. 1.

COSTA, V. H. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A METRÓPOLE SOB ENFOQUE DA VOZ PERIFÉRICA: o rap no ensino de Geografia. In: III SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UFF NITERÓI, 2021, Niterói. III Semana Acadêmica de Geografia ? SEMAGEO UFF Niterói. Niterói: Departamento de Geografia da UFF, 2021. p. 92-106. Disponível em:  https://saggeouff.wixsite.com/semageouff/publica%C3%A7%C3%B5es

GOMES, H. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O uso dos ditos populares no ensino de Clima nas aulas de Geografia. In: XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica - SBCG, 2021, João Pessoa. XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica - SBCG: Saberes acadêmicos, populares e institucionais em Climatologia contextos para uma agenda socioambiental. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2021. v. 2. p. 1204-1214. Disponível em: https://www.xivsbcg.com/_files/ugd/9ff9b8_6998c253c5284525b118f641ca38b5c4.pdf
 

SACRAMENTO, A. C. R.; MENDES, L. S. . EXPERIÊNCIAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DE GEOGRAFIA DA SEEDUC-RJ NO PERÍODO DA COVID-19. In: XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade, 2021, Bagé. XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2021. v. 1. p. 30-41. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/29seminarioformprof/files/2022/03/anais-artigos-completos-final.pdf
 

SILVA, G. R. E. ; SACRAMENTO, A. C. R. . AS AULAS DE GEOGRAFIA DOS (AS) PROFESSORES (AS) EM SÃO GONÇALO-RJ. In: XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade, 2021, Bagé. XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2021. v. 1. p. 140-150. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/29seminarioformprof/files/2022/03/anais-artigos-completos-final.pdf

 

ROZADO, A. J. L. ; SACRAMENTO, A. C. R. . A EXPERIMENTAÇÃO DA EROSÃO E INFILTRAÇÃO DE SOLOS EM AMBIENTES NO ENSINO DA GEOGRAFIA. In: IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, 2020, São João Del Rei (online). Desafios na Formação Docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na Geografia Escolar. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2020. v. 2. p. 92-99. Disponível em: https://4cpgfeg.webnode.com/anais/

MENDES, L. S. ; DANTAS, A. ; SACRAMENTO, A. C. R. . CICLO HIDROLÓGICO E AS CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS. In: IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, 2020, São João Del Rei (online). Desafios na Formação Docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na Geografia Escolar. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2020. v. 2. p. 114-120. Disponível em: https://4cpgfeg.webnode.com/anais/

SOUSA, R. C. S. ; SACRAMENTO, A. C. R. . AS INUNDAÇÕES URBANAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO-RJ. In: IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, 2020, São João Del Rei (online). Desafios na Formação Docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na Geografia Escolar. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2020. v. 1. p. 42-48. Disponível em: https://4cpgfeg.webnode.com/anais

BARCI, A. C. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA . O Conceito de escala aplicado no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização cartográfica. In: 14º ENPEG, 2019, Campinas. 14º ENPEG: Politicas, linguagens e trajetórias. Campinas: UNICAMP/IG, 2019. p. 1275-1289. - https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2969

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS. A Formação de professores e diferentes formas de pensar as pesquisas na linha de ensino da PPGG-UERJ-FFP. In: XIII ENANPEGE, 2019, São Paulo. A Geografia Brasileira na ciência-mundo: produção,, circulação e apropriação do conhecimento. São Paulo: ANPEGE, 2019. v. 1. p. 1-14.  - https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br/resources/anais/8/1565308313_ARQUIVO_AFORMACAODEPROFESSORESEDIFERENTESFORMASDEPENSARASPESQUISASNALINHADEENSINODAPPGG-UERJ-FFP.pdf

SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. . A formação de professores de Geografia no Brasil: desafios frente as novas mudanças curriculares. In: XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2019), 2019, Quito. Hacia geografías de la integración y la diversidad. Qutio: Centro de Publicaciones PUCE, 2019. p. 1-13. - https://puceeduec-my.sharepoint.com/personal/cienciashumanas_puce_edu_ec/_layouts/15/onedrive.aspx?originalPath=aHR0cHM6Ly9wdWNlZWR1ZWMtbXkuc2hhcmVwb2ludC5jb20vOmY6L2cvcGVyc29uYWwvY2llbmNpYXNodW1hbmFzX3B1Y2VfZWR1X2VjL0VodFRFa1JhUFBCQWdpb1RzZ0wzNWRRQkE2MTU5VGl4azhPLU9hdURFc2ZBX0E%5FcnRpbWU9b0FLcU1SZmMxMGc&id=%2Fpersonal%2Fcienciashumanas%5Fpuce%5Fedu%5Fec%2FDocuments%2FCIENCIAS%20HUMANAS%2FEGAL%2FEGAL%202019%20PONENCIAS%20COMPLETAS%20POR%20EJE%2F2%29%20Ense%C3%B1anza%2C%20formaci%C3%B3n%20y%20profesionalizaci%C3%B3n%20de%20la%20Geogr%C3%A1fica%2FSACRAMENTO%5FANA%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fcienciashumanas%5Fpuce%5Fedu%5Fec%2FDocuments%2FCIENCIAS%20HUMANAS%2FEGAL%2FEGAL%202019%20PONENCIAS%20COMPLETAS%20POR%20EJE%2F2%29%20Ense%C3%B1anza%2C%20formaci%C3%B3n%20y%20profesionalizaci%C3%B3n%20de%20la%20Geogr%C3%A1fica

AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, A. C. R. . O material didático e o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. In: V CEDUCE - Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Niterói. Saberes da didática e as vozes da escola. Niteroi: CEDUCE, 2018. v. 2.  - http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=283

ARAUJO, J. S. ; LINO, T. A. G. ; SACRAMENTO, A. C. R. . O uso do software no ensino dos conteúdos de geomorfologia costeira no CIEP 439 Luiz Gonzaga Junior no Luiz Caçador-São Gonçalo-RJ. In: IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Seropédica. IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: GEOPARTNERS, 2018. v. 1. p. 354-363.- http://r1.ufrrj.br/jgeotec/ANAIS_IV_JGEOTEC_2018.pdf

BARCI, A. C. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A utilização de imagens de satélite como recurso didático a partir dos conceitos de visão vertical e oblíqua. In: IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Seropédica. IV Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: GEOPARTNERS, 2018. v. 1. p. 109-119.  - http://r1.ufrrj.br/jgeotec/ANAIS_IV_JGEOTEC_2018.pdf

BARCI, A. C. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O jogo para o desenvolvimento da lateralidade e referência espacial no ensino da cartografia. In: X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: as diferentes linguagens do mundo contemporâneo I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial, 2018, São Paulo. X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: as diferentes linguagens do mundo contemporâneo I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial. São Paulo: FEUSP, 2018. p. 62-75.

FERREIRA, I. C. C. ; SANTOS, L. S. ; SILVA, J. J. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A importância da Ilha das Flores no diálogo com a cidade de São Gonçalo para os alunos de Ensino Fundamental. In: V SEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO, 2018, Rio de Janeiro. V Seminário Nacional Metropopole: Governo, sociedade e território - crise societária, análise de conjuntura e diálogos interdisciiplinares. Rio de Janerio: UERJ-FFP, 2018. p. 377-391.

GOMES, H. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA . Ensino de climatologia na Educação Básica: atividade didática com o uso de jornais. In: A climatológica geográfica brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI, 2018, Juiz de Fora. A climatológica geográfica brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI. Juiz de Fora, 2018. p. 886-895. 

MORAIS, E. M. B. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS ; OLIVEIRA, K. A. T. ; MORAES, L. B. . Os documentos curriculares nacionais: A reforma do ensino médio e a disciplina Geografia. In: IX FORUM NACIONAL NEPEG de formação de professores, 2018, Cadas Novas. IX FORUM NACIONAL NEPEG de formação de professores. Goiania: NEPEG, 2018. v. 1. p. 520-530. -  http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2016/07/Anais-Forum-NEPEG.pdf

SANTOS, L. S. ; FERREIRA, I. C. C. ; SILVA, J. J. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . As representações dos estudantes do 8º ano do CIEP 041 Vital Brazil-SG para pensar o ensino de geografia. In: V Colóquio Internacional de Educação, Cidadania e Inclusão, 2018, Niterói. V Colóquio Internacional de Educação, Cidadania e Inclusão: Saberes da didática e as vozes da escola. Niteroi: CEDUCE, 2018. p. 1-12. - http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/resumo.php?idtrabalho=272

SILVA JUNIOR, M. A. S. ; SACRAMENTO, A. C. R. ; BEHM, G. F. H. . A formação territorial do Estado Nação da ìndia e o sistema de castas: apontamentos sobre o processo de segregação socioespacial nas cidades brasileiras, em especial em São Gonçalo. In: III CONGEO - III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, 2018, Niterói. III CONGEO - III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território: Crise e Reinvenção dos espaços da política. Niterói: REBRAGEO, 2018. p. 2757-2769. - https://44b84c10-bf13-4d2a-96e9-91c351e127ba.filesusr.com/ugd/63d957_aded19e552494d28831dd100ffe6f259.pdf

 

ANDRADE, R. B. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA . TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A EDUCOPÉDIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIO PENNA DA ROCHA SME/RJ.. In: I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2017, Natal. I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2017. p. 1-12.   - https://even3.blob.core.windows.net/anais/52140.pdf

AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, A. C. R. . O Currículo Mínimo de Geografia e a discussão do modelo N-H-E dentro das habilidades e competências. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. v. 1. p. 2287-2299.

SACRAMENTO, A. C. R.; CAMPOS, A. M. ; SILVA, J. J. ; CARVALHO, F. S. . O trabalho de campo como metodologia para estudar o bairro. In: XIII ENPEG, 2017, Belo Horizonte. - Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC. v. 1. p. 1098-1109.

SACRAMENTO, A. C. R.. PENSAR A CIDADE DE SÃO GONÇALO POR MEIO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. In: XVI EGAL 2017, 2017, La Paz. XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2017). La Paz: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2017), 2017. v. 1. p. 1-13.

SANTOS, N. V. P. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA . O trabalho de campo como metodologia para ensinar sobre as inundações do rio Mutondo na bacia do rio Guaxindiba-Alcântara- SG-RJ. In: XVII Simpósio de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, 2017, Campinas. Os desafios da Geografia Física na fronteira do conhecimento. Campinas: Instituto Geociências - UNICAMP, 2017. v. 1. p. 871-875. - https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/sbgfa/article/view/2116

ANDRADE, R. B. ; SACRAMENTO, A. C. R. . Educopédia: uma forma de ensinar geografia. In: 1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2016, Brasília. 1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Brasilia: Grupo Nova Paideia, 2016. p. 605-611.  - http://novapaideia.org/tmp/AnaisIJorneduc_atualizado.pdf

AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, A. C. R. . AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO BÁSICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. In: 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia, 2016, Campinas. 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia: As políticas curriculares e o Ensino de Geografia, 2016. p. 266-278. - http://www.apegeo.com.br/encontro2016/ocs-2.3.6/index.php/2016/2016/paper/view/42

AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, A. C. R. . O Currículo de Geografia frente às Políticas Curriculares Nacionais. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos - a construção do Brasil: geografia, ação e democracia, 2016, São Luis. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos - a construção do Brasil: geografia, ação e democracia, 2016. p. 1-12. - http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467661172_ARQUIVO_O-CURRICULO-MINIMO-DE-GEOGRAFIA-FRENTE-AS-POLITICAS-CURRICULARES-NACIONAIS2.pdf

SACRAMENTO, A. C. R.; MORAIS, E. M. B. ; OLIVEIRA, K. A. T. ; MORAES, L. B. . Políticas Curriculares: O Caso dos Currículos de Geografia do Rio de Janeiro e Goiás. In: VIII Fórum NEPEG, 2016, Caldas Novas. Anais do VIII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia. Caldas Novas: 2016.. Goiânia: NEPEG/LEPEP/IESA-UFG, 2016. v. 1. p. 691-697 - https://www.academia.edu/36979658/VIII_F%C3%B3rum_NEPEG_de_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores_de_Geografia_A_N_A_I_S_Organiza%C3%A7%C3%A3o_Programa_de_P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o_em_Geografia

SANTOS, N. V. P. ; CAMPOS, A. M. ; SACRAMENTO, A. C. R. . As atividades didáticas no ensino de bacias hidrográficas urbanas: desenho e trabalho de campo. In: II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia: As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia, 2016, Goiânia. II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia: As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. Goiânia, 2106. p. 295-305

SANTOS, N. V. P. ; SACRAMENTO, A. C. R. . A produção e utilização de jogos como estratégia metodológica no ensino de bacias hidrográficas. In: II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia: As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia, 2016, Goiânia. II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia: As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. Goiânia, 2016. p. 266-275.

SOUSA, R. C. S. ; VIEIRA, C. D. ; SANTOS, A. A. B. ; SACRAMENTO, A. C. R. . A EDUCAÇÃO E CONCEPÇÃO PRÉVIA SOBRE O TEMA AMBIENTAL POR MEIO DE JOGOS E MAPAS MENTAIS SOBRE O TEMA BACIAS HIDROGRÁFICAS PELOS ESTUDANTES DO 6º ANO EM DUAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO. In: Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, 2016, Três Rios. Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade. Três Rios: Michaele Alvim Milward-de-Azevedo e Erika Cortines, 2016. v. 1. p. 453-460. - https://www.itr.ufrrj.br/sigabi/wp-content/uploads/5_sigabi/Sumarizado/68.pdf
 

ARAUJO, C. P. ; FARIAS, J. F. ; SACRAMENTO, A. C. R. . Sistemas de Avaliação da Educação Brasileira: avanços ou retrocessos. In: XXII Colóquio da AFIRSE Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação, 2015, Lisboa. XXII Colóquio da AFIRSE Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Lisboa: AFIRSE, 2015.

CARVALHO, F. S. ; SACRAMENTO, A. C. R. ; SILVA, J. J. . Práticas de ensinar a cidade de São Gonçalo: a Semana da Geografia no CIEP 439 - Luis Gonzaga Junior. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2015, Catalão. Fala Professor (qual) é o fim do ensino de Geografia?. Catalão: AGB Catalão, 2015. p. 1-11. - http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/1440856440_ARQUIVO_PRATICASDEENSINARACIDADEDESAOGONCALO.pdf

SACRAMENTO, A. C. R.; SILVA, J. J. ; SILVA, A. R. ; TEIXEIRA, V. F. . ENSINAR A GEOGRAFIA FÍSICA POR MEIO DE OFICINA DE MODELAGEM DE RELEVO. In: XVI Simpósio de Geografia Física e Aplicada. ?Territórios Brasileiros: Dinâmicas, potencialidades e vulnerabilidades, 2015, Teresina. XVI Simpósio de Geografia Física e Aplicada. ?Territórios Brasileiros: Dinâmicas, potencialidades e vulnerabilidades. Teresina: Geografia da UFPI e UESPI, 2015. v. 1. p. 3252-3258

SACRAMENTO, A. C. R.; MORAIS, E. M. B. ; OLIVEIRA, K. A. T. ; MORAES, L. B. . CONCEPÇÕES E PARTICULARIDADES DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS NO BRASIL: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA ESCOLAR EM GOIÁS, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. In: VI EDIPE Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2015, Goiânia. Didática e Currículo: impactos dos organismos internacionais na escola eno trabalho docente. Goiânia: CEDEP, 2015. p. 1-15. -http://cepedgoias.com.br/edipe/viedipe/PDF/GT7%20Geografia%20pdf/GT7%20ANA%20CLAUDIA%20RAMOS.pdf

SACRAMENTO, A. C. R.. Práticas Avaliativas dos docentes: uma reflexão do processo de avaliação de ensinar geografia. In: VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia, 2014, Caldas Novas. VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia, 2014. - http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/anais/2014/Arquivos/assets/basic-html/index.html#1

SACRAMENTO, A. C. R.. Educação Geográfica: a didática, a mediação e a aprendizagem na construção dos conceitos.. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia A JANGADA DE PEDRA? ? Geografias Ibero-Afro-Americanas., 2014, Guimarães. A JANGADA DE PEDRA? ? Geografias Ibero-Afro-Americanas.. Guimarães: Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 182-187. - 

SACRAMENTO, A. C. R.. O papel do professor na escola pública enquanto mediador: algumas reflexões. In: VII Congresso Brasileiro de Geografos, 2014, Vitória. ANAIS do VII CBG. Vitória: AGB Vitória, 2014. p. 1-12. - http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404124088_ARQUIVO_trabalhcgb2014.pdf

BRIGIDO, B. R. ; SACRAMENTO, A. C. R. . Práticas do Estágio Supervisionado em Geografia: ORGANIZAÇÃO DE OFICINAS DE CRIAÇÃO. In: 12º ENPEG, 2013, João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa, 2013. p. 214-227. - 

SACRAMENTO, A. C. R.. A Aprendizagem da Geografia a partir da construção de passatempos com temas cartográficos. In: 14ª EGAL, 2013, Lima. 14ª EGAL Reencuentro de sabres territoriales latinoamericanos. LIma.

SACRAMENTO, A. C. R.. O ato consciente dos professores:a questão do processo de ensinar. In: X ENANPEGE Geografia, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, 2013, Campinas. Geografia, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais. Dourados: UGFD, 2013.

 

RESUMOS EXPANDIDOS

ROZADO, A. J. L. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE OS AMBIENTES COSTEIROS EM SÃO GONÇALO-RJ. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2022, Rio de Janeiro. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo. Rio de Janeiro: IGEOG/PPGEO-UERJ, 2022. v. 1. p. 142-146.  Disponível em: https://www.xixsbgfa.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Eixo-8-COMPLETO.pdf

 

SILVA, A. G. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O USO DO JOGO PARA CONPREENSÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS EM DUQUE DE CAXIAS-RJ. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2022, Rio de Janeiro. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo. Rio de Janeiro: IGEOG/PPGEO-UERJ, 2022. v. 1. p. 128-132.

 

OLIVEIRA, M. G. ; BABO, J. A. M. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . OFICINA SOBRE ELEMENTOS DA PAISAGEM: PÃO DE AÇÚCAR. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2022, Rio de Janeiro. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo. Rio de Janeiro: IGEOG/PPGEO-UERJ, 2022. v. 1. p. 133-137.

Endereço

Faculdade de Formação de Professores - Uerj/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ – Cep: 24435-005

© Todos os direitos reservados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades

bottom of page