África do Sul
- Editor
- 3 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Prisão de Nelson Mandela
Antes da colonização pelos ingleses e holandeses, a mais ou menos entre 200.000 anos, os primeiros habitantes da região seria o povo San, que ao se reunir com o povo pastoril do sul, os Khoi se tornaram coletivamente os KhoiSan. Este povo se deslocou para o Cabo Ocidental quase ao mesmo tempo (300 d. C.).
Depois, a região foi conquistada pelos bantus, os quais constituíram verdadeiras cidades durante o século V. Eles cultivavam diversos tipos de cereais e dominavam técnicas refinadas de metalurgia do ferro e tecelagem.
Sabe-se que o navegador português Bartolomeu Dias deu a volta ao famoso Cabo da Boa Esperança em 1488. Vasco da Gama, segundo a história, teria descoberto o possível caminho para às Índias por meio do contorno do sul da África, com o objetivo de buscar especiarias na Índia (cravo, canela e noz-moscada) para vender na Europa. Por isso, eles não fizeram ocupação no lugar. A partir do século XVII francês, alemães e holandeses começam a colonizar o lugar, no caso, a Cidade do Cabo pelo ponto estratégico para criar um porto.
Desta maneira, acontece a briga entre o povo Khoikhoi (homem do homem) e holandês vencido pelos europeus e estabeleceram suas colônias na região. Nesse momento, houve confronto entre holandeses e o povo Khoikhoi, vencido pelos europeus, que estabeleceram colônias no local. Ao fechar a Companhia das Índias, em 1795 os ingleses controlaram a região. Infelizmente, outra tribo local acabou sendo expulsa, os Xhosa. Além de ser um ponto geográfico estratégico, os europeus descobriram as minas de pedras preciosas, como o diamante, por isso os ingleses acabaram de fato a ocupação o território sul africano.
Teoricamente, o período colonial na África do Sul acabou em 1910, quando os ingleses e os holandeses fundaram a União da África do Sul, contudo, o território continuou sob o domínio do Império Britânico.
Década de 1820 pode-se verificar a expansão do Reino Zulu ("Mfecane") ganhando diferentes lutas, começam a ter mais força e com isso, o povo cresceu e com isso, constituindo o domínio territorial.
Enquanto isso, os britânicos tinham interesses em destruir os Boers, assim com o Decreto 50 de 1828 aboliu o trabalho forçado e a diferença de cor em relação às leis e em 1834, constituindo a abolição a escravidão.
Com a necessidade de ir para o interior por conta do domínio britânico, em 1836 os Boer Trek, fizeram sua caminhada em busca de novas terras.
Diferentes lutas aconteceram entre os britânicos, boers e zulus. Mas em 1870, com os novos conflitos com os britânicos e com os boers fizeram com que o reino fosse dissolvido. Então desde 1910, com quando a guerra entre os britânicos e boers terminou e os primeiros ganharam, ocorreu a unificação dos territórios de Transvaal, Estado Livre do Orange, República do Cabo e República de Natal formando a União da África do Sul. Este novo território foi considerado inglês de autogoverno, regido por um parlamento.
A partir disso, começa para muitos o Apartheid, mas oficializado em 1948. Muitos lutaram contra o regime. Desde a organização dos Estudantes Sul-Africanos (South African y Organization) criados em 1968, sendo o primeiro grupo anti-apartheid de jovens negros, os quais traziam junto o Movimento de Conscientização Negra que lutava para superar a opressiva sensação de inferioridade dos negros. Um dos seus importantes fundadores foi Steve Biko (1946-1977). Ele sempre estava a frente pela luta desarmada contra o Apartheid, infelizmente morreu aos 30 anos de idade, ao desafiar o "regime de banimento" a que estava submetido pelo governo que o proibira de se manifestar politicamente.
Assim, como a ANC (Congresso Nacional Sulafricano) partido de Nelson Mandela um dos grandes opositores do sistema. Em 1976 e 1985 que serão contadas na parte a respeito de Soweto tiveram manifestações com mortes por conta da luta contra o regime.
Ocorreram as primeiras eleições democráticas em 1994 e Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país. Depois disso, o país começou a ter outra perspectiva de construção do que é ser sul-africano.
Além disso, pode-se destacar do ponto de vista físico, o país está situado ao sul do continente, entre os oceanos Índico, a leste, e Atlântico, a oeste, é conhecida também como África Austral.
Ademais, o país tem diferentes tipos climáticos, com clima temperado e subtropical, com os verões são mais quentes e úmidos e os invernos são mais amenos e secos. Também registra pequenas faixas do clima mediterrânico, do clima desértico e do clima frio de montanha.
Atualmente, o país tem mais ou menos 60 milhões de habitantes, sendo o sexto país mais populoso do continente. Seu território, apesar de ser rico em recursos naturais e de se destacar como uma das maiores economias do continente apresenta altíssimo índice de desigualdade socioeconômica. O país tem uma diversidade religiosa presente no cotidiano da população, com a maior parte dela seguindo as diferentes formas do Cristianismo, com destaque para os católicos e os evangélicos. E também há minorias religiosas, como os praticantes do hinduísmo, islamismo e religiões tradicionais africanas.
A moeda oficial da África do Sul é o rand ou rande, cujo símbolo usado no dia a dia é o "R”.
As diversidades do país em relação à música são significativas, com influência de gêneros musicais tradicionais bem como elementos musicais folclóricos locais, como o caso dos tambores. E o jazz também é parte dos gêneros conhecidos no país, assim como o kwaito característico dos povos originários do país. Também a dança é uma tradição cultural forte no país, pois é baseada em movimentos de acordo com as batidas de tambores africanos como: o toyi-toyi, o mapantsula e o isicatamiya.
Curiosidades
1) A estrutura física da Cidade do Cabo se assemelha com a Cidade do Rio de Janeiro.
2) A Ilha de Robben hoje é um museu com visitas guiadas e são os antigos detentos que são os guias (IMPACTANTE).
3) Os vinhos da África do Sul são os mais vendidos dentro do continente.
4) Joanesburgo é uma cidade museu abrigando várias máquinas das primeiras minas de ouro.
5) Nelson Mandela e Desmond Tutu moravam na mesma rua em Soweto.
Imagens

Casa de Desmond Tutu, no Soweto-Joanesburgo ainda tem moradores.

Os pinguins da África do Sul

Girafa, dentro do Parque Kruger

Soweto, Joanesburgo

Costa da Cidade do Cabo.