top of page

São Tomé e Príncipe

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 23 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura



 

            Os primeiros habitantes de São Tomé e Príncipe foram os escravizados advindos do Reino do Benin (hoje Nigéria) vindo com portugueses colonizadores, estabelecidos incialmente em Água-Ambó. Depois foram transferidos para a baia de Ana Chaves. Portanto passa a ser habitada a partir 21 de dezembro de 1470, quando os portugueses João Santarém, Pedro Escobar e João de Paiva chegaram a ilha de Príncipe em 17 de janeiro de 1471.

Os portugueses chegaram a ilha, introduziram a cana-de-açúcar, o cacau (vindo do Brasil, pelo Barão de Aguazé) e o café e animais domésticos vindo das Américas, África e Europa.

            O país é formado pelas Ilhas de São Tomé, pela Ilha de Príncipe e ilhéus de origem vulcânica oceânica a parte da linha de Camarões no qual a falha se estendeu até o surgimento das ilhas. O país está localizado no Golfo de Guiné banhado pelo oceano Atlântico na região da África Central.

A economia está baseada no cultivo de agricultura de subsistência e  exportação. Seus maiores produtos de exportação são: cacau, café e cana-de-açúcar. Por isso, no século XVI devido à grande demanda do cultivo da cana, Portugal trouxe vários escravizados para trabalhar nas roças (nomes das fazendas), o que provocou a demanda de escravizados fugitivos para as florestas fechadas da ilha.

Amador, um escravizado, nascido em São Tomé (cativo crioulo como chamavam) que se revoltou e liderou muitos escravizados a lutar contra os portugueses. Em 9 de julho teve a matança de alguns brancos durante a missa na igreja da Trindade. No entanto, no dia 29 do mesmo mês, finalizou com a captura, rendição e mortes. Neste período muitas roças foram destruídas, muitos escravizados fugiram desses espaços para lutar pela exploração.

Devido à abolição da escravatura no país em 1875, muitos escravizados foram substituídos pelos serviçais, que eram contratados em Angola, Cabo Verde e Moçambique. Dentro deste contexto, de mistura de raças, formou-se novas origens na população, que moravam nas senzalas das roças, ou seja, acabaram vivendo como escravizados e, ocorrendo novas revoltas.

            Durante o final do século XIX, o cacau passa a ser o maior produto de exportação, no entanto, depois da Primeira Guerra Mundial houve o declínio por outros países africanos estarem produzindo o produto e também por conta de pragas.

Sporting Clube de S. Tomé fundado em 19 de dezembro de 1912 foi o espaço onde os nacionalistas, sportinguitas, benfiquistas e aclubistas discutiram e concordaram pela independência em 1975.

Apresenta um clima equatorial quente e úmido, com chuvas constantes ao longo do ano e maio, junho e julho mais cedo e árido e semi-árido. Ao norte observa-se a paisagem de savana. O relevo acidentado com planície litoral e parte central montanhosa, com vários picos ao longo do país.  Em Príncipe, o relevo é menos acentuado, com planície litorânea favorável para a agricultura e três picos. Os solos são bem variáveis a maioria dos solos presentes em ambas as ilhas têm origem em rochas basálticas, de vários tipos, surgindo com espessuras muito variáveis.  

Do ponto de vista econômico tem como principais produtos: o turismo, a monocultura do cacau (por todos os distritos), do café (por todos os distritos) e do óleo de palma (no distrito de Cauê), pescado para exportação. Tem como moeda a Dobra.

 

Curiosidades:

 

1) A principal religião da ilha é o catolicismo advindo com os portugueses, mas existe o crescimento das igrejas protestantes de origem brasileira como Assembleia de Deus e Universal e o islamismo. 

2) Existe o marco do Equador na Ilha das Rolas onde passa a linha do Equador separando o hemisfério norte do sul.

3) A indústria Agripalma é única plantação de palmeiras no país. O óleo da palma é parte da tradição local, mas desde 2009, em um acordo para a criação da indústria, foi feita uma concessão de terras na parte sul entre São Tomé e o Grupo Socfin, tendo sua primeira produção em 2019. Sua exportação principal é para Europa e Ásia.

4) Praia Boca do Inferno é uma praia localizada no distrito de Cantagalo, constituída de uma formação rochosa vulcânica onde as ondas do mar colidem com força. Chama-se assim, por conta do perigo de morte, por ser uma praia com uma grande intensidade de água. 

  

 

Sporting Clube de S. Tomé

Fonte: Sacramento (2024)



Casa típica de São Tomé

Fonte: Sacramento (2024)

 

 

Comida típica com caracol de terra e mar, moela e frango

Fonte: Sacramento (2024)

 

                                 

   Marco de Linha do Equador na Ilha das Rolas

Fonte: Sacramento (2024)

 
 

Endereço

Faculdade de Formação de Professores - Uerj/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ – Cep: 24435-005

© Todos os direitos reservados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades

bottom of page