top of page

Malawi

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 3 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura


Os primeiros habitantes do território estavam na área do lago Malawi há 50.000 ou 60.000 anos atrás. O nome do país deriva do nome dos Maravi, um povo Bantu que veio do sul do Congo há cerca de 600 anos. os Maravi se dividiram ao chegar à área ao norte do Lago Malawi,. Um grupo, os ancestrais dos atuais Chewas, mudou-se para o sul, para a margem oeste do lago. O outro, os ancestrais dos Nyanjas, mudou-se para a margem leste, para a parte sul do país.

Os portugueses passaram pelo território no século XVI, mas a colonização acontece em 1859, por David Livingstone, missionário escocês, que veio para África fazer missões da Igreja Presbiteriana, para buscar eliminar o tráfico de escravizados da parte do Golfo Pérsico, chegando primeiro ao norte do Lago Malawi. 

Outros missionários, caçadores, plantadores, comerciantes e outros chegaram à região para explorar e habitar.

E em 1872 chega até a cidade da atual Blantyre.  O escocês fez grandes expedições por todo o país. A primeira capital do país é Blantyre e é considerada a capital comercial e Lilongwe a atual capital, na parte mais central, considerada a administrativa, desde 1975.

Em 1883, um cônsul britânico foi apontado para manter relações com os "chefes e reis africanos da parte central", e em 1891, é estabelecido o protetorado da Niassalândia (Nyasa é a palavra yao para "lago"). Depois de vários embates políticos e diplomáticos em 6 de julho de 1964, a Federação da Rodéisa e Niassalândia (Niassalândia, Rodésia do Norte e do Sul – 1953), formam a República do Malawi,  se tornando independente.  O líder foi Hastings Banda permanece no poder até 1993, quando fica doente e falece. Em 1993, há a votação para uma democracia multipartidária tendo eleições em 1995. Sua primeira transição ocorre em 2004.

A maioria dos habitantes do país, 75%, segue o cristianismo, o restante sendo seguidores do islamismo (20%) e de religiões africanas tradicionais (5%). Ao longo do país percebe-se várias igrejas católicas e protestantes, bem como templos islamismos.

O Lago Malawi é considerado o terceiro maior do continente africano e do seu lado agrega diferentes aspectos, uma área extensa de savanas e pradarias com grandes baobás. E também as floresta com acácias e outros tipos de vegetação. Do um lado um relevo planáltico de outro encontra-se o lago numa área mais de planície. 

Para buscar manter a flora e fauna local, pois serão e são muitas caças ainda ilegais, o governo criou alguns parques nacionais a fim de  como o Parque Nacional Liwonde para limitar os atos ilegais, como a caça.

Existem diferentes questões relacionadas à territorialização e uso do lago entre o país e Moçambique, e também com Tanzânia, principalmente por alegar que não tem fronteira marítima, desta maneira, a necessidade de maior território e ocupação do lago como parte da economia local.

Sua paisagem é muito variada e acidentada, com a parte do Vale Rift da África do Leste (Grande) é uma depressão parecida com o que atravessa de norte a sul e está o Largo Malawi e o Vale rio Shire. As áreas de montanhas são principalmente área que são isoladas de mais ou menos 2 400 metros acima do nível do mar, com as Montanhas de Zomba e Mzuzu.

O país tem clima tropical úmido, existem duas estações principais: a estação chuvosa, que vai de maio a outubro, e a estação seca, que vai de novembro a abril. As áreas mais elevadas à temperatura é mais baixa.

A fronteira terrestre se localiza em Chipode a mais ou menos uns 5 km2 da fronteira moçambicana em  Mandimba. Para passar a fronteira terrestre teve-se que pagar propina, pois a alegação é que os finais de semana não há pessoal para fazer a documentação ou o sistema não funciona corretamente para fazer o pagamento necessário. A outra fronteira que o Malawi faz com o Moçambique  localiza-se em Mwanza e faz fronteira com Zombwe que é uma distrito da província de Tete.

A maior parte da população do Malawi dedica-se a culturas comerciais e à agricultura de subsistência. As exportações do país consistem na produção tanto de pequenas propriedades como de grandes propriedades de chá e tabaco. Desta maneira, percebem-se as mudanças significativas nas vegetações locais, na qual a parte pantanosa deu lugar as diferentes plantações e também os eucaliptos.


Curiosidades

 

1.       O inglês é a língua oficial, mas se falam as línguas Yao e Chewa a moeda é kwacha malauiano. 

2.     As maiores cidades do país são: Lilongwe, Blantyre, Zomba e Mangoche. O país é dividido em três regiões: central, norte e sul.

3.     Universidade de Malawi é um centro de referência educacional no país, com curso de graduação e pós-graduação com diferentes cursos para todos os públicos.

4.     O Estádio Kamuzu, nome em homenagem ao primeiro presidente do país,  construído em 1968, abriga 65.000 mil  pessoas com diferentes eventos esportivos e não esportivos.


Imagens

Cidade de Blantyre

 



Estádio de Futebol Kamuzu

 


Universidade de Malawi em Zomba

 


Campo de Baobás em Malawi

 
 

Endereço

Faculdade de Formação de Professores - Uerj/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ – Cep: 24435-005

© Todos os direitos reservados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades

bottom of page