Etiópia
- Editor
- 30 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Começaremos a postar algumas imagens e informações sobre alguns países e suas cidades até o lançamento do livro.
A população etíope é uma mistura de diversas etnias como os oromos, amares, somalis e tigrínos, os quais trazem diferentes visões sobre o seu país e constantes conflitos acontecem nesse território. Durante 2023, a parte norte da Etiópia sofreu com os conflitos dentre a Milícia Fano e o Exército Etíope. Além dos povos originários localizados ao sul do país como os Kara, Hammer, Mursi e Bana entre outros que buscam continuar com seus saberes e costumes mediante as dificuldades de falta de auxílio do governo. Mediante isso, percebe-se um grupo linguístico muito diferente, apesar das línguas mais faladas serem o amárico e o oromo.
Etiópia, país localizado no Chifre da África Oriental tem grande relevância para pensar a história e geografia mundial. Considerada um dos berços da humanidade, com grandes achados arqueológicos de fósseis como encontrado os ossos mais antigos – a Lucy.
O país está situado no Grande Vale do Rifte que é um complexo de placas tectônicas de 35 milhões de anos com separação entre as placas africanas e arábicas, por isso a Etiópia está se afastando da Ásia. Nota-se diferentes feições presentes nas paisagens que impactam com montanhas, planaltos, planícies e depressões, muitas datadas no período Pré-Cambriano. O Lago Tana – a fonte do Rio Nilo Azul e o grande lago representa o sistema hidrológico do país. Existem outros rios como o Omo, Baro e Awash.
As paisagens da savana, florestas tropicais e de altitudes, estepes nas áreas de planícies secas e terrenos menos acidentados compõem o espaço etíope. Observa-se o clima do país tropical e temperado, considerando-se os fatores e os elementos do clima. Nas áreas onde a influência das montanhas são maiores (fator do clima) o clima é mais seco e ameno.
Do ponto de vista econômico é predominante a agricultura no país com cultivo de café, banana, cana-de-açúcar, mamão dentre outros. Existem indústrias locais como a produção têxtil, uma vez que os tecidos etíopes são famosos na África.
O país tem vivido entre o passado e o presente grande mudanças no seu território, tanto do ponto de vista geológico como social. Existe um grande número de diferentes etnias que têm sofrido diversos tipos de preconceitos e falta de cuidado pelo governo local. Sede da União Africana desempenha um importante papel na união dos países africanos, na busca de reconhecimento e de condições de trabalhar conjuntamente na escala regional e mundial.
A Etiópia tem desenvolvido parceira financeira e tecnológica com a China, possibilitando o planejamento e execução de diferentes obras ao redor de Adis Abeba, como os parques, vários prédios modernos, a renovação e expansão do aeroporto.
Curiosidades:
1) O café foi descoberto por um pastor etíope no século VI o qual percebeu que as cabras ficavam mais ativas quando comiam os frutos de uma planta. Ele provou e também sentiu mais energia. A partir disso, as pessoas começaram se alimentar de sua polpa doce, macerada ou a misturavam em banha nas refeições, bem como mastigavam as folhas ou as usavam para preparar uma espécie de chá. O grão tornou-se produto de exportação do país.
2) O país não faz fronteira com mar ou oceano, por isso há um acordo com os países vizinhos a fim de permitir acessar o mar ou aos produtos que chegam por aí.
3) As religiões mais praticadas na Etiópia são o cristianismo e o islamismo.
Povo originário. Quem são? São aqueles que descendem dos primeiros habitantes de um território. Os povos originários da Etiópia se localizam ao sul do país.

Povo originário: Mursi

Casa do Povo Originário Mursi

Meninos do Povo Bana

Casa do Povo Originário Bana

Povo Turmi

Casa do Povo Originário Turmi

Homens do Povo Kara

Casa do Povo Originário Kara

Moças do Povo Hammer