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Projetos Finalizados

2019 - 2021

 

IC-FAPERJ: O Componente curricular Geografia e as mudanças dentro do cenário educativo no Rio de Janeiro. 2021. Iniciação Científica

 

2016 - 2019

 

AUXÍLIO A PESQUISA FAPERJ LEITURAS SOBRE AS ESPACIALIDADES DAS CIDADES E SUAS REPRESENTAÇÕES NA SALA DE AULA

Várias são as leituras e pesquisas desenvolvidas em torno do espaço urbano e da cidade em suas múltiplas relações sociais, econômicas, históricas e geográficas. Compreender como essas leituras tem subsidiado as concepções sobre a cidade e o urbano nos documentos curriculares e ainda como as mesmas dialogam com as experiências, as

práticas e as representações socioespaciais dos estudantes com seus espaços de vivência é um dos objetivos dessa proposta de pesquisa. Para tanto, se faz necessário analisar como tais conceitos são apreendidos e representados pelos estudantes das escolas públicas e, a partir dessa análise desenvolver, conjuntamente, com professores e estudantes práticas e metodologias para trabalhar com a produção sócio-espacial da cidade em suas dimensões, físicas, sócio-econômicas, políticas e culturais. Essa pesquisa envolverá pesquisadores de três instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, bem como as cidades em que tais instituições estão localizadas, quais sejam: a Universidade Federal Fluminense ? UFF -Niterói, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Seropédica e a Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) - São Gonçalo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) 

2015 - 2017

 

PROJETO BOLSA IC: A disciplina de Geografia no currículo estadual do Rio de Janeiro no contexto da educação básica nacional.

 

O objetivo deste projeto é realizar uma análise da disciplina Geografia por meio dos documentos oficiais curriculares do estado do Rio de Janeiro para a compreensão do contexto da educação básica nacional e as diferentes formas de ensinar esta disciplina. Entendemos que nos últimos vinte anos a discussão sobre o currículo toma um grande direcionamento com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, um documento oficial, no qual orientam a formação de docentes e discentes, as matrizes curriculares da disciplina Geografia, bem como a produção de materiais didáticos. Os estados e municípios tem regulamentado a organização curricular de seus lugares de acordo com as necessidades educacionais para melhoria da educação pública. Para tanto, percebemos diferentes concepções ideológicas e epistemológicas na construção dos currículos, assim como os conteúdos e conceitos que diferenciam a forma como os docentes lecionam a disciplina. Para tanto, o estudo pretende identificar e reconhecer as concepções estabelecidas destes diferentes práticas escolares direcionadas, a partir das secretarias de educação; saberes docentes, suas formações e a forma de trabalho; a geografia escolar e a legislação atual. Pensar sobre as diferentes organizações curriculares é trazer a importância que esta disciplina tem no cenário educacional brasileiro para a formação da cidadania e o trabalho docente.

2013 – 2016

 

AUXÍLIO A PESQUISA - FAPERJ - A disciplina de Geografia nos currículos estaduais de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo no contexto da educação básica nacional

 

O objetivo deste projeto é realizar uma análise da disciplina Geografia por meio dos documentos oficiais curriculares de três estados Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo para a compreensão do contexto da educação básica nacional e as diferentes formas de ensinar esta disciplina nestes estados, desenvolvendo uma análise comparativa. Entendemos que nos últimos vinte anos a discussão sobre currículo toma um grande direcionamento com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, um documento oficial, no qual orientam a formação de docentes e discentes, as matrizes curriculares da disciplina Geografia, bem como da produção de materiais. Os estados e municípios tem regulamentado a organização curricular de seus lugares de acordo com as necessidades educacionais para melhoria da educação pública, para tanto, percebemos diferentes concepções ideológicas e epistemológicas na construção dos currículos, assim como os conteúdos e conceitos que diferenciam a forma como os docentes lecionam a disciplina. Para tanto, o estudo pretende identificar e reconhecer as concepções estabelecidas destes diferentes currículos, a partir daquilo que se considera parte da importância desta disciplina para a educação básica; as diferentes práticas escolares direcionadas, a partir das secretarias de educação; saberes docente, suas formações e a forma de trabalho; a geografia escolar e a legislação atual. Pensar sobre as diferentes organizações curriculares é trazer a importância que esta disciplina tem no cenário educacional brasileiro para formação da cidadania e o trabalho docente.

2013 – 2016

 

PROJETO UNIVERSAL - CNPQ - Um estudo sobre as didáticas e as concepções de cidade e de urbano dos alunos e professores de Geografia da cidade de São Gonçalo

 

O objetivo deste projeto é analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de São Gonçalo por alunos e professores de geografia do Ensino Fundamental II da rede pública. Para tanto, o estudo pretende trabalhar como os sujeitos compreendem as concepções sociais e físicas, a partir dos conceitos de território, lugar, cidade, urbano, cidadania, solo, relevo e bacia hidrográfica em suas práticas cotidianas escolares. A partir dessa análise, desenvolver conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância de pensar como a cidade de São Gonçalo pode ser um objeto de estudo..

2013 – 2015 

 

PROJETO DE MELHORIA DE ENSINO PÚBLICO: FAPERJ - PROJETO DE MELHORIA DE ENSINO PÚBLICO: FAPERJ. Educação Geográfica e o Estudo da Cidade e do Urbano em São Gonçalo: um estudo da construção das práticas docentes e

discentes

 

O objetivo deste projeto é analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de São Gonçalo por alunos e professores de geografia dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede pública. Para tanto, o estudo pretende trabalhar como os sujeitos compreendem as concepções sociais e físicas, a partir dos conceitos principais de cidade e urbano, tendo como os conceitos de território, lugar, paisagem, cidadania, solo e relevo, fundamentos para entender em suas práticas cotidianas escolares. A partir dessa análise, desenvolver conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância de pensar como a cidade de São Gonçalo pode ser um objeto de estudo.

Endereço

Faculdade de Formação de Professores - Uerj/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ – Cep: 24435-005

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