top of page

Capítulos de livros publicados

CAPÍTULOS DE LIVROS IMPRESSOS

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; ROZADO, A. J. L. ; SILVA, D. O. A.  Boletins informativos sobre Covid-19 sobre o município de São Gonçalo-RJ. In: Tiago Eurico de Lacerda; Raul Greco Junior. (Org.). Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, 1.ed. aprender e ressignificar a educação. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. 1, p. 232-244. 
 

SACRAMENTO, A. C. R.; FRIGERIO, R. C. ; AZEVEDO, S. C. . O impacto da Covid-19 nas ações das secretarias de Educação na região Sudeste do Brasil. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Regina Célia Frigério; Sandra de Castro de Azevedo. (Org.). Ensinar Geografia As potencialidades em tempos de pandemia: Experiências na Região Sudeste. 1ed.Rio de Janeiro: Consequencia, 2021, v. 1, p. 21-68. 
 

SACRAMENTO, A. C. R.; FRIGERIO, R. C. ; AZEVEDO, S. C. . Ensinar Geografia neste contexto da pandemia: algumas ações das redes públicas e privadas da região Sudeste. Ensinar Geografia As potencialidades em tempos de pandemia: Experiências na Região Sudeste. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2021, v. 1, p. 69-84. 

SACRAMENTO, A. C. R.. A importância das pesquisas sobre o ensino de cidades na Educação Básica: as representações e as práticas socioespaciais dos estudantes. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de geografia: produção social do espaço e processos formativos (v.2). 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2020, v. 1, p. 349-370. 

SACRAMENTO, A. C. R.; KEDE, M. L. F. M. . O estudo do solo contaminado: sua importância para o ensino de Geografia e a percepção dos estudantes do Ensino Fundamental. In: Eloiza Cristiane Torres, Jussara Fraga Portugal, Léia Aparecida Veiga. (Org.). Educação (geo) ambiental: reflexões, abordagens e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 181-196. 

SACRAMENTO, A. C. R.; ARAUJO, C. P. ; FARIAS, J. F. . As práticas avaliativas dos professores de geografia do Rio de Janeiro. In: Raimundo Lenilde de Araújo; Lineu Aparecido Paz e Silva. (Org.). Ensino de Geografia e Avaliação. 1ed.Sobral: Sertão Cult, 2020, v. 1, p. 13-33. 

 

SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. . Estágio Supervisionado e as tensões de uma identidade profissional em Geografia. In: Daniel Mallmann Vallerius; Hugo Gabriel Mota; Leovan Alves dos Santos. (Org.). O Estágio Supervisionado e o professor de Geografia: múltiplos olhares. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 275-300. 

 

BERTOLINO, A. V. F. ; BERTOLINO, L. C. ; SACRAMENTO, A. C. R. ; KEDE, M. L. F. M ; OLIVEIRA, A. C. B. ; DELAZERI, E. M. . Os conteúdos de Geografia Física para a Educação Básica - Importância de se utilizar como ferramenta o monitoramento de Estação Experimental Climatológica no entendimento dos condicionantes dos movimentos de massa. In: Eliana Marta Barbosa de Morais; Adriana Olivia Alves; Valéria de Oliveira Roque Ascenção. (Org.). Contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C & Alfa Comunicação, 2018, v. , p. 79-99. 

 

LEITE, E. J. D. ; SACRAMENTO, A. C. R. . O estudo da cidade e do urbano pela temática da segregação sócio-espacial por meio do uso do vídeo. In: JUssara Fraga Portugal. (Org.). Educação geográfica: diversas linguagens. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 313-327. 

SACRAMENTO, A. C. R.; SOUZA, C. J. O. . O trabalho de campo para formação e atuação docente na Educação Básica: realidade e desafios. Contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C & Alfa Comunicação, 2018, v. , p. 121-149. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA. A produção de jogos na formação docente: material didático e ensino de Geografia. In: Jussara Fraga Portugal. (Org.). Educação Geográfica: temas contemporâneos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 221-233. 

OLIVEIRA, K. A. T. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA ; MORAES, L. B. ; MORAIS, E. M. B. . O discurso oficial e a recontextualização do currículo: narrativas de professores de Geografia do Rio de Janeiro e Goiás. In: Jussara Fraga Portugal; Ivaine Maria Tonini; Simone Santos de Oliveira. (Org.). Geografia: diálogos, reflexividades e aproximações. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 215-231. 

CAPÍTULOS DE LIVROS EM EBOOK

SOUZA, C. V. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS ; SILVA, A. G. . O ensino da Geografia e o fenômeno Covid-19: Da escala global à escala local e os impactos em Duque de Caxias (RJ). In: Vinicius da Silva Seabra, Phillipe Valente Cardoso. (Org.). COVID-19: Análises e representações da pandemia no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2022, v. , p. 93-118.

 

LIMA, B. C. T. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . AS AÇÕES DOS ORGANISMOS ECONÔMICOS INTERNACIONAIS NA PANDEMIA DA COVID-19. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SIMAS, Débora Cristina Vieira de. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia 2. 1ed.Trindade-GO: C&A Alfa Comunicação, 2022, v. 2, p. 92-110.

 

ROZADO, A. J. L. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A ESPACIALIZAÇÃO DA COVID-19 NO MUNDO. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SIMAS, Débora Cristina Vieira de. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia 2. 1ed.Trindade-GO: C&A Alfa Comunicação, 2022, v. 2, p. 68-91.

 

SILVA, G. R. E. ; RIBEIRO, P. A. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . ESPORTE E TURISMO Os impactos causados pela pandemia da Covid-19. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SIMAS, Débora Cristina Vieira de. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia 2. 1ed.Trindade-GO: C&A Alfa Comunicação, 2022, v. 2, p. 111-125.

 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS. PANDEMIA DA FOME NA COVID-19. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SIMAS, Débora Cristina Vieira de. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia 2. 1ed.Trindade-GO: C&A Alfa Comunicação, 2022, v. 2, p. 126-146.

 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; KEDE, M. L. F. M. . O ensino do tema solos para pensar a Educação Geográfica. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; KEDE, Maria Luiza Marques Félix. (Org.). Teoria e Práticas dos componentes físico-naturais no ensino de Geografia: Desafios na educação básica. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022, v. 1, p. 19-40.

 

SILVA, A. G. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Ensino de enchentes e inundações através de reportagens online: caso da Cidade de Duque de Caxias. In: José Falcão Sobrinho; Raimundo Lenilde de Araújo. (Org.). Metodologias ativas no ensino das temáticas físico-naturais em Geografia. 1ed.Fortaleza: Observatório do Semiárido,, 2022, v. , p. 76-89.

 

GOMES, H. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A mediação dos conteúdos climáticos com o uso dos ?Memes? da internet no ensino básico. In: José Falcão Sobrinho; Raimundo Lenilde de Araújo. (Org.). Metodologias ativas no ensino das temáticas físico-naturais em Geografia. 1ed.Fortaleza: Observatório do Semiárido, 2022, v. , p. 129-140.

 

SILVA, A. G. ; AGUIAR, A. P. ; PAIVA, L. C. L. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O Rio de Janeiro: As paisagens de Machado de Assis por meio do jogo. In: Jussara Fraga Portugal; Léia Aparecida Veiga; Eloiza Cristiane Torres. (Org.). Didática da Geografia: linguagens e abordagens. 1ed.Goiânia: C & A Alfa Comunicação, 2022, v. 1, p. 109-136.

 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS. Propostas, dinâmicas e ações dos professores para implementação da BNCC. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Hemerson Souza Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas dos professores e das professoras de Geografia no período pandêmico no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Goiânia: C & A Alfa Comunicação, 2022, v. 1, p. 197-224.

 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS. As memórias nos atravessam e nos constroem na condição de ser e pensar Geografia. In: Amelia Cristina Alves Bezerra; Jader Janer. (Org.). Cordel de Geo-grafias Conversas sobre trajetórias, estágio docente e formação. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 179-198.

SACRAMENTO, A. C. R.. As Ciências Humanas e a disciplina Geografia no contexto das políticas públicas educacionais atuais no Ensino Fundamental e Médio no Brasil. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman de. (Org.). Educação Contemporânea. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 22, p. 84-93. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; BEHM, G. F. H. . Ensinar em espaços não-formais de aprendizagem em São Gonçalo: a construção do conhecimento geográfico. In: MARTINS, Fernanda Pereira; CURY, Raquel Balli; PEDROSO, Leonardo Batista. (Org.). Geografia, Ensino e Construção de Conhecimentos. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. , p. 58-74. 

ROZADO, A. J. L. ; MENDES, L. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . As diferentes escalas de análise sobre covid-19. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Iomara Barros de Sousa. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 1, p. 70-100. 


LIMA, B. C. T. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Os refugiados no período da pandemia da Covid-19. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Iomara Barros de Sousa. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 1, p. 175-192. 

LIMA, B. C. T. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Os impactos e as ações dos blocos econômicos durante a Covid-19. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Iomara Barros de Sousa. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 1, p. 193-212. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; SOUSA, I. B. ; SILVA, T. ; DANTAS, A. ; SILVA, G. R. E. . O turismo e os impactos econômicos no período da pandemia da Covid-19. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Iomara Barros de Sousa. (Org.). Temas sobre a Covid-19 para o ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 1, p. 213-234. 

LUSIS, B. P. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Jogo Imobiliário sobre São Gonçalo. In: Ana Claudia Ramos Sacramento. (Org.). Ensino de Geografia e cidade de São Gonçalo 2. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 2, p. 96-112. 
 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; BEHM, G. F. H. . A Agricultura familiar e o ensino de Geografia: conhecendo o Sítio Girassol em Monjolos, São Gonçalo (RJ). In: Ana Claudia Ramos Sacramento. (Org.). Ensino de Geografia e cidade de São Gonçalo 2. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, v. 2, p. 171-193. 


SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; FRANCA FILHO, A. L. ; CORREA, G. S. . A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DA UERJ-FFP: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS PARA UM DEBATE. In: / Helena Amaral da Fontoura; Sueli de Lima Moreira. (Org.). Experiências partilhadas de formação docente: estágios e outras práticas na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). 1ed.Niterói: Intertexto, 2020, v. , p. 112-119. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; CUNHA, C. P. . Materiais didáticos sobre covid-19 no ensino de Geografia. In: Roger Goulart Mello; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). COVID-19: impactos da pandemia no Brasil e no mundo : v.2. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020, v. 2, p. 50-65. 

 

SOUSA, R. C. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . A importância do livro didático e a mediação didática no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. In: Cultura, cidadania e políticas públicas 2. (Org.). Cultura, cidadania e políticas públicas 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 2, p. 85-100. 

AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O Currículo Minimo de Geografia frente às Políticas Curriculares Nacionais. In: Anna Paula Lombardi. (Org.). Geografia: políticas e democracia 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 2, p. 41-53. 

PEREIRA, Y. M. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . Globalização e Neoliberalismo: das políticas públicas educacionais ao currículo mínimo de Geografia do Rio de Janeiro. In: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Geografia no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 1, p. 122-131. 

GOMES, H. S. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . ANÁLISE GEOGRÁFICA DOS CONTEÚDOS CLIMÁTICOS APLICADOS NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) DE 2008 A 2018. In: Lidriana de Souza Pinheiro; Adryane Gorayeb. (Org.). Geografia Física e as Mudanças Globais. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2019, v. 1, p. 1-13. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; LINO, T. A. G. ; LIMA, B. C. T. . AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E AS DINÂMICAS NATURAIS: OS RISCOS DE ENCHENTES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA. In: Lidriana de Souza Pinheiro; Adryane Gorayeb. (Org.). Geografia Física e as Mudanças Globais. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2019, v. 1, p. 1-12. 


SOUSA, R. C. S. ; VIEIRA, C. D. ; AZEVEDO, A. C. F. ; BARCI, A. C. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O JOGO ?QUEBRA-CABEÇA HIDROLÓGICO? NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Lidriana de Souza Pinheiro; Adryane Gorayeb. (Org.). Geografia Física e as Mudanças Globais. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2019, v. 1, p. 1-12. 


BARCI, A. C. ; SOUSA, R. C. S. ; AZEVEDO, A. C. F. ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . JOGO QUIZ GEOLÓGICO ELABORADO PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CIEP 439 LUIZ GONZAGA JUNIOR- SÃO GONÇALO - RJ. In: Lidriana de Souza Pinheiro; Adryane Gorayeb. (Org.). Geografia Física e as Mudanças Globais. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2019, v. 1, p. 1-12. 

AZEVEDO, Ana Carolina de Figueiredo ; SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS . O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Geografia, Políticas e Democracia 3. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 1-12. 

SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS; KEDE, M. L. F. M. ; BERTOLINO, L. C. ; SANTANA, T. D. . Educação Geográfica e Atividade didática sobre a temática de solo contaminado. In: Fábio Steiner; Alan Mario Zuffo. (Org.). Elementos da Natureza e Propriedades do Solo. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 6, p. 145-156. 

SACRAMENTO, A. C. R.. O sentido de ensinar geografia escolar. In: Ana Claudia Ramos Sacramento. (Org.). O Ensino de Geografia e a cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 0-. 


SACRAMENTO, A. C. R.. A pesquisa-ação na construção das atividades de Geografia. In: Ana Claudia Ramos Sacramento. (Org.). Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 0-. 

SACRAMENTO, A. C. R.. A cidade de São Gonçalo como elemento espacial para estudar Geografia. Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 1-. 

SACRAMENTO, A. C. R.. Atividades de aprendizagem: mediação didática para ensinar São Gonçalo como conteúdo de ensino. Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 2-. 

SACRAMENTO, A. C. R.; GUIMARAES, M. F. P. . A escola pública e seus sujeitos: O CIEP 439 Luiz Gonzaga Junior. In: Ana Claudia Ramos Sacramento. (Org.). Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 3-. 

SACRAMENTO, A. C. R.; CAMPOS, A. M. ; CARVALHO, F. S. ; SILVA, J. J. . O trabalho de campo no bairro Luiz Caçador-SG-RJ: elementos para pensar o espaço geográfico. Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 5-. 

SANTOS, N. V. P. ; SACRAMENTO, A. C. R. ; CAMPOS, A. M. . Atividade de aprendizagem sobre China e São Gonçalo-RJ. Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1ed.Seropédica: EDUR, 2017, v. 1, p. 4-. 

SACRAMENTO, A. C. R.; AZEVEDO, A. C. F. . AS POLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira, Heloisa Josiele Santos Carreiro. (Org.). Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente. 1ed.São Gonçalo: UERJ, Faculdade de Formação de Professores, 2016, v. 1, p. 1-15. 

SACRAMENTO, A. C. R.. A mediação do conhecimento: a importância de pensar o trabalho docente de geografia. In: Ana Claudia Ramos Sacramento; Charlles da França Antunes; Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: CONSEQUÊNCIA/FAPERJ, 2015, v. 1, p. 1-18. 

SACRAMENTO, A. C. R.. A mediação didática do estudo da cidade e o trabalho de campo: diferentes formas de ensinar geografia. In: Sonia Castellar. (Org.). Geografia Escolar: contextualizando a sala de aula. 1ed.Curitba: CRV, 2014, v. 1, p. 103-118. 

Endereço

Faculdade de Formação de Professores - Uerj/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ – Cep: 24435-005

© Todos os direitos reservados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades

bottom of page